Curiosidades da caderneta de poupança

        Meus caros, estou muito feliz por receber tantas mensagens de incentivo pelo novo blog e pelo interesse de muitos pelo assunto. Antes de começar a postar comparativos usando a caderneta de poupança resolvi escrever um pouco sobre este produto tão popular entre os brasileiros. Neste segundo post irei escrever algumas curiosidades que descobri sobre a poupança.


  • A poupança brasileira tem mais de 150 anos de existência: foi criada pelo Imperador Dom Pedro II, em 1861. Este determinou que a então recém-criada Caixa Econômica da Corte no Rio de Janeiro fosse a responsável pela poupança dos brasileiros. 
  • Diz o decreto de Dom Pedro II. “Tem por fim receber [...] as pequenas economias das classes menos abastadas”


  • Em 1871, foi criada uma lei que permitia aos escravos depositar dinheiro na poupança, por meio dedoações, heranças ou renda proveniente de algum tipo de trabalho. 
  • Desde a sua criação, pagava juros de 6% ao ano – o mesmo rendimento oferecido hoje - garantidos pelo Tesouro Imperial. 
  • A “correção monetária” foi criada em 1964, como forma de proteger a poupança da inflação. A aplicação passou a pagar a correção mais a “taxa real” de 0,5% ao mês.

“Alô, seu Arnaldo, como vai o seu saldo?”. O anúncio lembrava aos contribuintes as vantagens tributárias do investimento em caderneta de poupança. Estrelado pelo apresentador Chacrinha, era patrocinado pelas associações de poupança e empréstimo, sociedades de crédito imobiliário e Caixas Econômicas.6 de outubro de 1970.
  • Durante os anos de inflação galopante, na década de 1980, a correção monetária da poupança deixou de ser mensal e passou a ser diária. Foi então que as poupanças passaram a ter uma data de “aniversário”. O Banco Central passou a publicar todos os dias o fator de correção para os depósitos mensais. 
  • 16 de março de 1990 foi uma data fatídica para muitos brasileiros. Foi o dia do anuncio do Plano Collor, que, entre outras medidas determinou o congelamento de 80% de todos os depósitos das contas correntes e cadernetas de poupança que excedessem a 50mil cruzados novos por 18 meses.



O presidente Fernando Collor determinou o confisco das poupanças em 1990

  • Os rendimentos reais caíram significativamente nos anos 2000, com a Selic entrando em tendência de queda depois da desvalorização de 1999 e a inflação já estabilizada. 

  • Em 2010 e 2011, foram metade da média da década anterior, menos de 1% em termos reais.


Juros poupança real: remuneração mensal média de contas com aniversário no primeiro dia do mês, descontada dos índices de inflação do mês, anualizada.
  • Agora, convicta de que o crescimento econômico do Brasil não pode esperar, a presidenta Dilma Rousseff cravou a alteração das regras da poupança em pleno ano eleitoral. 
  • O que o governo fez foi atrelar a poupança à taxa básica de juros, a Selic. O critério atual de remuneração da poupança – de 6,17% ao ano mais variação da Taxa Referencial (TR) – vai ser substituído pela variação da TR mais 70% da Selic, quando a taxa básica de juros chegar a 8,5% ao ano ou menos. 

         Minhas experiência com a poupança não são muitas pois sempre me interessei em outros produtos de investimento. Para falar a verdade a única experiência com a poupança que me recordo foi quando fiquei por muito tempo esperando uma remessa que vinha do exterior e que iria entrar diretamente na conta do meu banco mas que não entrava nunca. Depois de cansar de esperar fui verificar com o remetente que me disse que já tinha mandado faz tempo. Quando fui falar com gerente do banco ele me disse que não tinha nada no meu nome. O estresse já estava grande quando tive a ideia de verificar minha poupança. E realmente estava lá.

         A oportunidade estar conhecendo mais a fundo a história da poupança e descobrir curiosidades como sua criação por Dom Pedro II tem sido bem interessante. Outro ponto que me chamou bastante atenção foi que por muitos períodos no seu histórico a poupança rendeu menos que a inflação e que hoje está beirando acontecer novamente.

       Quem souber mais alguma curiosidade ou história posta aí! Abraços