Nova Poupança x Fundos de Investimento: Com que taxas de administração um fundo passa a ser interessante?

Em seu histórico de rentabilidades a poupança sucessivamente teve desempenho inferior ao CDI e seus investimentos correlacionados (títulos públicos, fundos DI e tesouro direto).


Recentemente com a queda da taxa de juros (SELIC) a poupança viria a render mais que o CDI. Porém, o governo para evitar que isto acontecesse foi forçado a criar novas regras para a caderneta de poupança.

O que o governo fez foi atrelar a poupança à taxa básica de juros, a Selic. A nova regra da poupança estipula que o critério de remuneração vai ser substituído pela variação da TR mais 70% da Selic, quando a taxa básica de juros chegarem a 8,5% ao ano ou menos. Sendo assim, a rentabilidade do CDI continuará consecutivamente acima da poupança, mesmo com pagamento de imposto de renda.

Gráfico: Rentabilidade da Nova Poupança x CDI, conforme reduções da SELIC nos próximos anos

Taxa de administração máxima admissível para que um fundo DI fique mais rentável que a poupança
Fazendo um cálculo de quanto deve ser a taxa de administração máxima que um Fundo DI poderia cobrar
para que ele permaneça rendendo mais que a poupança, resultamos nas taxas de administração máximas para cada Selic, como segue no gráfico abaixo.




Em Julho de 2012, com a Selic em 8,5%, a taxa de administração máxima que esses fundos poderiam cobrar é 1,28% ao ano. Fique atento e compare! Se o seu fundo de renda fixa cobra mais que a taxa máxima admissível, é melhor procurar outro fundo  com menos taxa.
O que são Fundos DI? São fundos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Têm o objetivo de acompanhar os juros de mercado. Investem no mínimo 95% em papéis pós-fixados de renda fixa, com rendimento próximo ao CDI e aplica pelo menos 80% em papéis da dívida federal ou papéis de empresas com baixo risco. 
Todos DEVEM procurar saber em seus bancos qual a porcentagem que seus Fundos de Investimentos cobram de taxa de administração, porque dependendo do valor cobrado pelo Fundo, pode ser essa a causa de ele estar rendendo pouco e, sendo assim, um importante motivo para procurar outro produto financeiro.

E todos PODEM questionar seus gerentes de conta sobre as taxas de administração cobradas, por que estes tem a obrigação de informar corretamente seus clientes e estar solícito a trocar o cliente de Fundo de Investimento.
E quais são os Fundos DI que cobram menos taxas de administração? Eu pesquisei e encontrei estes: 
Fique atento! Se o seu fundo de renda fixa cobra mais que a taxa máxima aceitável, é melhor você mudar para a poupança ou procurar outro fundo mais barato.


E você meu caro investidor, conhece algum Fundo DI interessante?