Nero Tulip, o trader treinado pelo mais eficiente dos covardes e os Títulos do Governo

         A meta de Nero Tulip no mercado de capitais não é obter os máximos lucros em seus investimentos, ele não pretende correr altos riscos e acabar "explodindo" como outros traders. Seu principal objetivo é sim evitar que lhe tomem sua autonomia de operar no mercado financeiro, a quem ele considerava sua máquina de fazer dinheiro. Acabar "explodindo" na gíria do mercado financeiro significa
perder dinheiro como jamais se imaginou a ponto de acabar expulso desse ramo, mais ou menos como se um médico perdesse sua licença para exercer sua profissão.
         Para alcançar o objetivo de proteger sua máquina de fazer dinheiro Nero Tulip utilizava suas lembranças do passado. Conforme os riscos dos seus investimentos estavam aumentando ele lembrava a vida tediosa que tinha na faculdade, horas de revisão de trabalhos e a imagem monótona de corredores de sala de aula. Como consequência disso ele tinha aversão a riscos e apostava na longevidade de seus investimentos, não queria explodir e ter que enfrentar as bibliotecas silenciosas onde morria de tédio. 
         Nero Tulip não se importava em perder pouco, desde que seus ganhos fossem grandes. Quando lhe perguntavam como ele não ia na onda da crise junto com os outros perdedores ele dizia que foi treinado pelo "mais eficiente de todos os covardes", um trader de Chicago chamado Stevo. 
         O treinamento que Stevo deu a Nero era baseado no estudo profundo das probabilidades e o ceticismo prático. Esse modelo não permitiu que ele ganhasse tanto como os outros traders em Wall Street porém o manteve no mercado com uma carteira de milhões de dólares em títulos emitidos pelo governo dos EUA.




         Os títulos públicos que o trader Nero Tulip comprou durante sua carreira nos EUA também podem ser comprados por qualquer pessoa no Brasil. A compra de títulos emitidos pelo governo federal é um dos investimentos mais populares entre os investidores por garantir segurança e liquidez nos rendimentos. 
         O governo federal em parceria com a BM&F Bovespa anunciou no início do ano de 2012 novidades para quem deseja investir em títulos do governo. A principal notícia é que agora é possível realizar investimentos em papéis do governo equivalentes a 10% do preço unitário do título, resultando em investimentos a partir de R$30,00. Além disso é possível manter programado por um prazo determinado a compra de títulos. 

           O objetivo do Tesouro Nacional é popularizar as compras em títulos do Tesouro Direto, que completou aniversário de 10 anos de existência em 2012. Mais informações no site www.tesourodireto.gov.br